A carreira vencedora de Phil Jackson
- Eduardo Fonseca
- 1 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de dez. de 2023
Ser técnico na NBA não é uma tarefa fácil. Lidar com atletas mais experientes pode ser muito mais difícil do que se imagina, ainda mais em uma temporada tão desgastante como é a do basquete, onde os 82 jogos da temporada podem passar em um piscar de olhos.
Ao longo de toda a história da NBA, vários técnicos conseguiram marcar seu nome nesse esporte, mas com tantos nomes de peso, Phil Jackson é um que se destaca acima dos outros, não só pela sua fama de ter comandado times icônicos ao longo de sua carreira, mas por não ter deixado esses times se desfazerem tão rapidamente, justamente por sua habilidade de unir o elenco em torno de um só objetivo.
É claro, não podemos deixar de mencionar que Phil Jackson foi o comandante de provavelmente duas das maiores dinastias de todos os tempos da NBA: O Chicago Bulls de Michael Jordan, nos anos 90 e o Los Angeles Lakers de Kobe Bryant, no começo dos anos 2000.

Durante seu périodo como técnico dos Bulls, Jackson conquistou 6 títulos de forma muito merecedora e marcante. Foi responsável por fazer com que Jordan trabalhasse mais em equipe, e com o tempo, o transformou em um verdadeiro líder. Com os Lakers, a história não foi diferente, conquistando 5 títulos com a franquia de L.A, incluindo um tricampeonato entre 2000 e 2002.
Phil Jackson era tão fora da curva, que Michael Jordan disse que só continuaria jogando por Chicago se ele fosse o técnico da equipe. Sim, o maior jogador da história do basquete falou isso publicamente durante uma coletiva de imprensa, após surgirem rumores de que seu treinador estaria com seu emprego em risco. Esse é o impacto que Phil tinha na NBA. Por onde passava, seus ensinamentos e metodologias serviram de exemplo não só para os atletas que ele treinava, mas para toda a franquia em si, que aprendeu junto com ele a como se tornarem profissionais melhores.
Phil Jackson encerrou sua carreira em 2011, com incríveis 11 títulos na conta e um legado eterno, que se faz presente até hoje. Claro que os jogadores que Phil treinou eram excepcionais, mas em qualquer esporte coletivo, é preciso de um comando, para que nada saia do lugar. E Jordan, Kobe e companhia sabiam disso desde o começo, e a história foi feita, e de uma forma muito dominante.
Com tantos técnicos admiráveis na história da NBA, Phil Jackson pode ser considerado sem sombra de dúvidas como o melhor treinador que já pisou em uma quadra de basquete. E nós, fãs desse esporte tão incrível, só temos a agradecer por nos presentear duas das maiores dinastias desse esporte, pois sabemos que sem o seu comando, sua paciência e jeito de lidar com jogadores mais experientes, nada disso teria acontecido.
Para mais textos e crônicas sobre NBA e NFL, acesse: https://www.instagram.com/ultimoquartobr/
Comments