Kobe Bryant sempre foi conhecido, claro, por sua excelência no basquete. Ao longo de sua carreira acumulou jogadas inesquecíveis, prêmios e recordes individuais que parecem infinitos, de tantos que são.
Mas acima de tudo, o que fez Kobe se tornar um dos maiores jogadores da NBA de todos os tempos e revolucionar a maneira de como um atleta entra em uma quadra de basquete, é a sua competitividade com relação a tudo que envolveu esse esporte durante sua passagem na liga.
Kobe tinha a fama de não comemorar ou celebrar uma vitória antes da hora, mesmo que ela esteja praticamente garantida. Sua seriedade dentro de quadra o tornou um dos atletas mais temidos do basquete, e sempre tratou o esporte com uma compostura jamais vista antes.
Não importava o adversário, Kobe entrava com a mesma intensidade toda partida, seja de temporada regular ou um jogo 7 de uma final, com um objetivo em mente: vencer.
E um dos episódios mais icônicos dessa mentalidade de Kobe, aconteceu nas Olímpiadas de 2008, em Beijing, quando os Estados Unidos enfrentaram a Seleção Espanhola na fase preliminar.
A Espanha, que sempre foi uma das únicas seleções que dão um certo trabalho para os EUA, entrou em quadra comandada por Pau Gasol, pivô titular da equipe, que na época, jogava nos Lakers, e não era apenas companheiro de Kobe, mas um "irmão", segundo o próprio jogador.
Com apenas dois minutos de partida, Kobe, que em um documentário recente, foi revelado que, foi tudo premeditado, acertou em cheio seu ombro em Gasol, mandando um recado claro de que: "Amigos amigos, negócios à parte".
Não só o pivô espanhol, mas todos os outros jogadores em campo ficaram em choque ao ver a cena, que deixou o pivô espanhol no chão por alguns segundos, tentando assimilar o que tinha acontecido.
Essa cena se tornou uma das mais famosas da história das Olimpíadas e da carreira icônica de Kobe, que sempre levou o basquete muito a sério, e essa mentalidade rígida, que o transformou em um dos maiores esportistas de todos os tempos, que amedrontava seus adversários mesmo sem dizer uma palavra.
Comments