top of page
  • Instagram
Buscar

A guerra (de audiência) no dia de Natal.

  • Foto do escritor: Rodrigo Costa
    Rodrigo Costa
  • 2 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

Nesta primeira coluna de 2023, eu transmito a você leitor(a) meus sinceros desejos de feliz ano novo e que este ano que se inicia, traga-lhes a realização de seus sonhos.


Com estes votos de feliz ano novo, dou início à minha coluna informando que teve gente nos EUA que não curtiu muito este final de ano, no mínimo se sentiu incomodado, principalmente no Natal. Eu falo da NBA e da inédita rodada tripla da NFL no dia 25 de dezembro e a assombrosa audiência que o esporte da bola oval teve, que foi de longe, maior que da NBA que tradicionalmente é quem “manda” nesta data. Vou explicar por quê.

A tradicional rodada de Natal da NBA, que ocorre desde os primórdios da liga, há 75 anos, teve companhia neste último ano com a presença tripla da NFL na data. Os jogos Dolphins x Packers, Rams x Broncos e Cardinals x Buccaneers tiveram 22,9 milhões de telespectadores, enquanto a tradicional rodada quíntupla da NBA nesta data teve uma média de 4,27 milhões de telespectadores. Detalhe, este número é 5% maior em relação ao ano anterior na liga de basquete (2021). Segundo números da imprensa esportiva americana, as três transmissões da NFL no dia de Natal tiveram um aumento de 14,5% em relação a rodada dupla do ano anterior (2021 – Cardinals x Colts e Packers x Browns).


De acordo com a Sports Media Watch a transmissão do jogo Dolphins x Packers teve uma média de 25,9 milhões de telespectadores, o que o torna o segundo jogo mais assistido no dia de Natal desde 2000 segundo o portal que mede números de audiência do mercado americano. Os outros dois jogos do dia tiveram números impressionantes. O massacre do Rams pra cima dos Broncos teve média de 22,6 milhões de telespectadores. Já a vitória de Tom Brady e os Bucs pra cima dos Cardinals teve uma média de 17,1 milhões de telespectadores.


Já os números dos 5 jogos da NBA no Natal foram muito abaixo comparados com estes da NFL. 76ers x Knicks teve 3,95 milhões de telespectadores, na sequência Lakers x Mavericks com 4,38 milhões, Bucks x Celtics teve uma audiência de 6,08 milhões de telespectadores, Já Grizzlies x Warriors teve 4,75 milhões e fechando a rodada de Natal, Suns x Nuggets, contando com uma prorrogação teve 2,52 milhões de telespectadores.


Isso demonstra um claro comportamento de consumo de esportes dos americanos em relação às suas ligas nacionais. A NFL continua sendo a comandante do pedaço, com a NBA na cola, mas ainda um pouco distante. O Natal é uma data festiva e familiar, e mesmo que alguns ganhem presentes maiores, no final das contas, todos ganham presentes. Ainda não foram divulgados os números no mercado brasileiro.

Fonte: Front Office Sports

Comentários


© 2022 by Athletic 94. Proudly created with Wix.com

bottom of page