Ao longo dos anos, a NBA foi se tornando um esporte muito mais técnico do que físico. Antigamente, havia uma predominância de times que praticavam um basquete mais "grosseiro". Com o tempo, mudanças na liga foram feitas e novos jogadores vieram com uma outra forma de jogo, com um estilo mais técnico e uma forma de jogar mais dinâmica, sempre com ênfase no drible rápido.
E claro, um dos primeiros nomes que vem a mente é Magic Johnson, um dos pioneiros nesse quesito. Magic ficou conhecido por implantar um sistema de jogo diferente daquilo que qualquer pessoa tinha visto, e por isso, o eterno armador dos Lakers era praticamente imparável dentro de quadra.
Hoje, Magic é considerado por muitos como o melhor armador e o melhor driblador da história do basquete, , consequentemente, inspirou vários atletas que viriam a usar esse estilo de jogo, e um deles foi Allen Iverson.
Para muitos Allen Iverson é considerado um dos melhores atletas dos esportes americanos que nunca levantaram um título. O camisa 3 bateu na trave em 2001, perdendo as finais para a dinastia dos Lakers.
Iverson ao longo dos anos foi se consolidando como uma verdadeira estrela da NBA, com um drible fora do comum, e ao longo de suas 14 temporadas como profissional, o eterno camisa 3 do Philadelphia 76ers fez história e se tornou um dos melhores jogadores que já pisaram em uma quadra de basquete.
Seu talento perdurou por muito tempo na liga, e Iverson, pouco a pouco foi se tornando um dos melhores no quesito controle de bola e um drible extremamente rápido. Em 2001, ano em que levou seu time para as finais, Iverson se tornaria MVP daquela temporada, que ficará marcada para sempre na memória dos fãs de NBA como uma das melhores temporadas individuais de um atleta na história, justamente por essa dominância dentro de quadra e por ser um atleta quase imparável.
Desde 2016, é merecidamente membro do Hall da Fama do basquete. Iverson pode não ter conseguido conquistar um título, mas sua carreira ficará marcada para sempre como um dos jogadores mais talentosos da história da NBA, onde é totalmente plausível colocá-lo ao lado de outras lendas da NBA, como o próprio Magic Johnson.
E no final, o homem que foi inpirado por Magic, hoje inspira muitos outros atletas que querem praticar seu mesmo estilo de jogo. O legado de Iverson continua e continuará sendo importante para o futuro da NBA, onde a cada ano que passa, vem se tornando um esporte mais técnico, e jogadores como esse, mesmo longe das quadras há um tempo, pode fazer a diferença e inspirar futuros atletas desse esporte.
Para mais crônicas sobre NBA e NFL, acesse: https://www.instagram.com/ultimoquartobr/
コメント