top of page
Buscar
Foto do escritorEduardo Fonseca

A temporada que revolucionou a NBA

Atualizado: 6 de dez. de 2023

Em 75 anos de NBA, tivemos temporadas incríveis e com narrativas inigualáveis. Muitas dessas temporadas inesquecíveis foram marcadas por vários fatores, como atuações individuais e coletivas exemplares ou um time inédito sendo campeão. Mas para muitos, há uma temporada que se sobressai diante de todas as outras.


No dia 27 de outubro de 2015 começava a melhor temporada da história do basquete, que ficará marcada na memória de todos que amam esse esporte. Durante aqueles mais de 8 meses de temporada, tivemos momentos que serão lembrados para sempre, e que mudou a história da NBA.


E nada mais justo do que começar falando sobre uma das narrativas mais incríveis daquela temporada, que foi a despedida das quadras de Kobe Bryant. Sua última partida de NBA foi um dos momentos mais emocionantes dos esportes, onde é possível ficar com os olhos marejados até os dias de hoje, só de lembrar desse jogo. Era 13 de abril de 2016, e após 20 anos vestindo o uniforme do Los Angeles Lakers, Kobe entraria em quadra pela última vez em sua carreira.


O jogo disputado em L.A nos mostrou o porquê Kobe foi uma das maiores lendas da história dos esportes. Aquela noite ficou marcada não apenas por ser seu último jogo, mas pela sua atuação sublime de 60 pontos marcados. Esse momento mágico jamais sairá de nossas mentes. Sua perseverança e mentalidade inabalável se mostrou presente durante toda sua carreira, e seu último jogo nos mostrou isso.


Outro momento inesquecível foi a campanha histórica de 73 vitórias e apenas 9 derrotas do Golden State Warriors, que estavam apenas começando sua dinastia na NBA, após conquistar o título na temporada anterior. Sim, você não está lendo errado, foram 73 vitórias ao longo da temporada, quebrando um recorde que parecia impossível, conseguido pelo Chicago Bulls de 1996, que conquistaram 72 vitórias naquele ano.


Esse time de 73 vitórias de Golden State é sem sombra de dúvidas um dos mais dominantes de todos os tempos. Quem assistiu a temporada ao vivo sabe, era surreal as atuações coletivas que o time dispunha contra os adversários. De ponta a ponta, era uma equipe que beirava a perfeição, e que encantou o mundo do basquete naquele ano. Liderados por Stephen Curry, que nessa mesma temporada se tornaria o primeiro MVP unânime da história da NBA, os Warriors nos mostraram que o impossível pode ser apenas um adjetivo.


Mas com todas essas narrativas que são históricas e sempre serão lembradas, temos mais uma, que fechou essa temporada da melhor forma possível: As finais da NBA de 2016, disputada entre o Cleveland Cavaliers e Golden State Warriors, reedição das finais do ano anterior.



LeBron James cumpriu sua promessa feita com a torcida: Ganhar um título com o Cleveland


Como já descrito anteriormente, a equipe dos Warriors chegava naquela decisão após a campanha incrível de 73 vitórias, e claro, com um peso nas costas de ser considerado por muitos como um dos melhores times de toda a história dos esportes americanos. Sim, Cleveland tinha um time muito organizado, liderado por LeBron James, mas Golden State chegava como o grande favorito a levantar o troféu de campeão pelo segundo ano consecutivo.


A disputa entre esses dois times foi muito mais competitiva do que pensaram que seria, e a série se extendeu até o jogo 7. Cleveland estava perdendo por 3-1 e conseguiu empatar após duas vitórias extraordinárias e com muita autoridade. O jogo 7, que fechou aquela temporada tão incrível aconteceu em 19 de junho e é reconhecida até hoje como a melhor final da história do basquete e uma das maiores de todos os tempos do esporte.


Só o fato de Cleveland ter conseguido forçar um jogo 7 já fez com que essa série se tornasse icônica, mas LeBron tinha um objetivo em mente que nem mesmo a melhor quipe da história da NBA conseguiu pará-lo. As duas defesas fizeram um papel formidável durante toda a partida, e com apenas 1 minuto do último quarto, o jogo estava empatado em 89 x 89, até que 6 segundos depois, Kyrie Irving arremessa uma bola de três para cima de ninguém menos que Stephen Curry. A bola cruza as redes e a história tinha acabado de ser escrita, em plena casa dos Warriors. A promessa de LeBron tinha sido cumprida, e Cleveland era campeão pela primeira vez em sua história, tornando-se o primeiro time a conquistar um título após estar perdendo a série por 3 a 1.


A melhor final da história da NBA fechou aquela temporada de 2016 da NBA. Durante aquels 8 meses vimos de tudo daquilo que falamos no começo desse texto. Atuações individuais incríveis como a de Kobe, a coletividade impecável de Golden State e a redenção de Cleveland, do qual seu torcedor poderá dizer pelo resto de suas vidas que seu primeiro título foi em cima da maior equipe da história do basquete.


São temporadas como essas que nos fazem ficar ainda mais apaixonados por esse esporte, pois tudo pode acontecer, como momentos felizes, tristes e emocionantes, mas acima de tudo, inesquecíveis, e que no futuro, nos farão relembrar o motivo de amarmos a NBA.


Para mais textos e crônicas sobre NBA e NFL acesse: https://www.instagram.com/ultimoquartobr/










9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page