A entidade responsável pela administração do futebol nos EUA, US Soccer, anunciou que construirá um Centro de Treinamento Nacional na região metropolitana de Atlanta, na Geórgia.
A entidade ainda não definiu a data para início das obras, mas especula-se que possam começar em 2024. Atualmente a sede da Federação fica localizado em Chicago. O novo CT incluirá campos de treinamento, instalações de treinamento, educação de árbitros, recuperação de atletas e análise de desempenho. O complexo sediará também torneios juvenis e conferências de futebol.
O complexo terá financiamento de alguns doadores, entre eles o CEO do Atlanta United, clube da cidade onde será construído o novo complexo, Arthur Blank, que destinará US$ 50 milhões de dólares para construção do novo CT. "Os melhores atletas da América merecem o melhor quando se trata de prepará-los para competir no cenário mundial, e estou emocionado que o US Soccer tenha escolhido a região metropolitana de Atlanta como seu novo lar". Disse Blank em comunicado.
O objetivo é disseminar o futebol no país, em vista da proximidade da próxima edição da Copa do Mundo que será em 2026 nos EUA, México e Canadá, o fortalecimento do esporte no país é visto como prioridade. A Federação Americana possui vários polos espalhados pelo país, em Los Angeles, que ocupa instalações de acampamentos de verão e em Kansas City, onde desenvolvem o treinamento e ensino de árbitros, além de Chicago que é a sede da US Soccer.
As instalações do futuro centro de treinamento irão atender todas as seleções dos EUA, desde as categorias menores, até as principais, tanto feminina quanto masculina. A nova instalação também incluirá um Laboratório de Inovação de Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento.
"Já estive ao redor do mundo e tive a sorte de ver algumas instalações nacionais de treinamento em outros países (...) é um laboratório. Você vê todos os treinadores interagindo, vê os times ali e os jogadores se sentem realmente em casa". Disse Gregg Berhalter, técnico da seleção americana masculina de futebol. "Este centro nacional de treinamento irá acelerar o crescimento do futebol neste país e representa um compromisso com o desenvolvimento de jogadores de futebol de elite nas próximas décadas". Completa Cindy Barlow Cooney, presidente da Federação de Futebol dos EUA.
Comments