top of page
  • Instagram
Buscar

Air Jordan

  • Foto do escritor: Eduardo Fonseca
    Eduardo Fonseca
  • há 6 dias
  • 2 min de leitura

O ano era 1984, e Michael Jordan, ainda tentando se sobressair como uma nova promessa no mundo do basquete, começava a chamar a atenção de figuras importantes que queriam vê-lo nos principais holofotes mundiais, claro, cercado de patrocínios importantes.


Em uma época onde a Converse dominava as quadras de basquete, e quase todos os atletas da NBA, principalmente as grandes estrelas usavam o tênis dessa marca tão icônica, que é renomada até os dias de hoje.


Mas naquele mesmo ano, pouco tempo depois de Jordan entrar na liga, Sonny Vaccaro, empresário norte-americano que trabalhava na Nike, protagonizou provavelmente a reunião mais importante de sua carreira, e convenceu a histórica marca esportiva a fazer uma parceria com o camisa 23, e criar uma linha de tênis exclusiva de seu mais novo contratado.


E assim, foi criada a marca esportiva de calçados ‘Air Jordan’. E claro, ‘Air’, foi uma mera homenagem feita a Jordan, que já naquela época, já havia mostrado seu indiscutível talento e atleticismo dentro de quadra.


Chegamos em 1985, e Peter Moore projeta o tênis que revolucionaria a história do mercado esportivo: o Air Jordan 1. O design completamente diferente daquilo que já se tinha visto, e lançado com as cores do Chicago Bulls, foi um marco permanente, que perdura até hoje.

O tempo foi passando, e Jordan foi se destacando mais ainda pelas quadras da NBA, e claro, juntamente de seu tênis, sua popularidade alcançou níveis apoteóticos.


Dali pra frente, os tênis da linha ‘Air Jordan’ se tornaram um fenômeno cultural do esporte e da moda. Hoje, após mais de 33 modelos lançados, sua marca, atualmente bilionária, é sem dúvidas uma das mais icônicas de todos os tempos, seja com seus calçados que são usados até os dias de hoje nas quadras de basquete no mundo inteiro, ou pela sua famosa logomarca da silhueta de Jordan enterrando uma bola de basquete, que se tornou um símbolo mundial.


E foi nesse momento, que o protagonismo e a influência de Michael Jordan começaram a se fazer presentes nesse esporte, e Jordan, agora não era mais apenas um sobrenome, e sim uma marca que ficaria conhecida nos quatro cantos do planeta.


E nós, só temos a agradecer a Vaccaro por ter insistido em Michael, pois com sua ajuda, Jordan trouxe mais adeptos ao mundo do basquete, e claro, nos concebeu a linha de calçados mais icônica de todos os tempos. Obrigado Sonny!

Comments


© 2022 by Athletic 94. Proudly created with Wix.com

bottom of page