Brasil!
- Eduardo Fonseca
- 18 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
O Brasil é e sempre será o ‘País do Futebol’. Não há dúvidas de que se levarmos em consideração a história desse esporte aqui, sabemos que é uma cultura que está mais do que enraizada em quase todos os brasileiros.
Mas o que estamos vendo nos últimos anos é uma mudança de mentalidade e uma nova tendência que nossa população está adquirindo, e de forma muito rápida, que é o crescimento dos esportes americanos.
Após a NFL anunciar que pela primeira vez na história o Brasil sediaria uma partida oficial de futebol americano, muitas coisas passaram pela minha cabeça. E a conclusão que tive foi a de que todo o nosso esforço promovendo esse esporte pelo país valeu muito a pena.
Com o tempo, fomos reconhecidos e em 2022, a Rio Football Academy inaugurou um projeto social que ensina flag football para crianças na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro. O projeto atende hoje 20 crianças, que encontraram a chance de vivenciar esse esporte, e hoje, são grandes entusiastas da modalidade.
Infelizmente, ainda há muita negligência com os nossos times brasileiros que praticam profissionalmente o futebol americano. A falta de equipamentos essenciais para jogar, falta de incentivo financeiro, campos futebol de qualidade muito inferior e muitos outros problemas que os atletas lidam todos os dias.
São batalhas árduas que nossos jogadores enfrentam sem interrupções, com o objetivo de um dia, quem sabe, conquistar o objetivo de jogar na maior liga de futebol americano do mundo, inspirando ainda mais brasileiros a darem uma chance para esse esporte tão cativante.
Em um país onde a desigualdade social fica evidente em qualquer centro urbano, o futebol americano entrou como um importante vetor de inclusão social, e sua potência é demonstrada em diversas histórias de nossos atletas, que superam essas dificuldades e condições precárias todos os dias.
Daqui a alguns meses, a cidade de São Paulo não terá uma sexta-feira à noite qualquer. Nós fomos reconhecidos por causa da nossa incessante emoção que temos pela NFL, e no dia seis de setembro, o ‘País do Futebol’, se tornará por algumas horas, o ‘País do Futebol Americano’.
Comments