Está semana as duas futuras ligas brasileiras aprovaram a divisão de receitas de seus respectivos campeonatos de forma igualitária, e o melhor, ambas foram votadas de forma unânime.
A Libra (Liga Brasil de Futebol) e a LFF (Liga Forte Futebol) decidiram dividir as receitas provenientes do futuro e possível campeonato de forma igual entre os seus clubes e ainda separar uma porcentagem para a segunda e terceira divisão. Cada liga tem pequenas diferenças de porcentagem em relação a divisão, mas o ponto em comum entre ambas é a responsabilidade de entender que para termos um futebol brasileiro cada vez mais forte, precisávamos ceder e foi isso que aconteceu em relação a diferença de receitas entre o primeiro colocado e o último. Hoje esta diferença está em 5,89 vezes. A previsão da Libra, por exemplo, é que essa diferença caia para 3,4 vezes. Vou explicar abaixo como ficou a divisão de receita de cada liga.
Libra - Liga Brasil de Futebol
O formato proposto pela Libra prevê 45% das receitas de patrocínios e direitos de transmissão divididos de forma igual entre os 20 clubes da primeira divisão; 30% por performance e 25% por engajamento. Este último prevê a audiência que cada clube proporciona para a TV, PPV e serviços de streaming que transmitirão a competição, não será contabilizado tamanho de torcida ou número de seguidores nas redes sociais. Nesta proposta está explícito que a diferença de receita entre o 1º e 20º colocado do campeonato brasileiro da primeira divisão será de 3,4 vezes, porém este número só será atingido após o período de transição que a liga prevê de 5 anos para ajustar todos os trâmites responsáveis da liga, ou até que a liga chegue a R$ 4 bilhões em receitas. Até esta transição ser concluída, a divisão de receitas será 40% iguais; 30% performance e 30% engajamento. A Libra também aprovou um mecanismo que destina 15% da receita total para os times da série B. Na reunião, que foi realizada na sede da Federação Paulista de Futebol, foi debatido também sobre a proposta da investidora de Abu Dhabi; Mubadala Capital. A empresa ofereceu R$ 4,75 bilhões para adquirir 20% dos direitos comerciais (TV e Marketing) da Libra, porém ainda não teve um desfecho. Vale lembrar que a Libra é formada pelos 4 grandes de São Paulo mais Ponte Preta, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino e Red Bull Bragantino; Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Sampaio Corrêa, Vasco e Vitória.
Imagem: Pinterest
LFF - Liga Forte Futebol
A proposta da LFF foi acordada pelos clubes e pelo fundo de investimento que irá investir na futura liga, a Serengeti Asset Management e a corretora brasileira Life Capital Partners, neste ponto estão á frente da Libra, por já possuírem um investidor. Ambos acordaram um modelo de distribuição de receitas igualitárias entre os clubes, quase nos mesmos moldes da Libra, porém com alguns ajustes. Entre os pontos aprovados estão; mobilidade, governança e fair play financeiro. O modelo da LFF também prevê a queda da diferença de receitas entre o 1º e o 20º colocado do campeonato, que será de 3,5 vezes. A LFF possui 26 clubes, entre eles; Athletico-PR, Atlético-MG, Fortaleza, Sport, América-MG e Internacional. O modelo da LFF é dividir as receitas entre os clubes das séries A, B e C pois para a liga é importante o fortalecimento dos clubes das séries B e C. Independente de como será comercializado os direitos de transmissão da liga, ficará assim; Série A com 80%, série B 18% e série C 2%. Na série A a divisão ficará 45% iguais entre os 20 clubes, 30% performance e 25% apelo comercial. Para cada critério foi estabelecido uma tabela percentual de receitas para cada posição adquirida no campeonato. Para performance em campo foi estabelecido assim;
Imagem: arquivo
Já o apelo comercial foi definido por audiência média definida pelo investimento de cada emissora de TV ou serviço de streaming que virá a transmitir a competição, á partir de um ranking. Neste ranking, os clubes serão distribuídos em uma tabela estabelecida pelos percentuais de receita de cada posição, do 1º ao 20º colocado. Veja abaixo;
Imagem: Arquivo
Esta semana foi dado passos importantíssimos para o desenvolvimento do futebol no nosso país. Espero que estes planos se concretizem e que no final unam-se e criem de fato uma liga forte pois merecemos, nós como torcedores e apaixonados por futebol. Os modelos de ambas as ligas você poderá ver com mais detalhes no portal do ge.globo.
Fonte: MKT Esportivo/ ge.globo
Comentarios