Como informado na semana passada sobre o interesse do fundo de investimentos americano Serengeti estar interessado em adquirir 20% da Liga Forte futebol, o acordo pelo jeito saiu do papel e foi assinado nesta segunda-feira (06). Os 26 clubes que compõem a Liga Forte Futebol (LFF) por unanimidade assinaram um acordo com as empresas Serengeti Asset Management e a brasileira Life Capital Partner. Ambas se tornarão sócias da futura liga de futebol de clubes do Brasil.
A proposta apresentada não muda, R$ 4,85 bilhões por 20% de participação sobre a SPE (Sociedade de Propósito Específico) criada pelos clubes para gerir a liga, com duração de 50 anos. Será necessário um número mínimo de 36 clubes na LFF para se manter este valor, caso contrário, se parte ou total dos clubes que fazem parte da Libra (Liga Brasil) não se juntarem a LFF, o valor investido será menor; R$ 2,18 bilhões pelos mesmos 20%.
Após o acordo fechado, cada clube envolvido no acordo, precisará da aprovação dos respectivos conselhos deliberativos, espera-se que até abril seja aprovado. "É um marco para o futebol brasileiro. Desde o início do Forte Futebol foram construídos os princípios de união e representatividade das séries A, B e C, com todos os clubes tendo voz ativa, o que acabou atraindo também grandes marcas do futebol brasileiro que permitiram chegarmos até este dia emblemático" Marcelo Paz, presidente do Fortaleza.
Vale lembrar que o formato aprovado pelos clubes da Forte Futebol têm os seguintes critérios de divisão de receitas; 45% igualitário, 30% performance esportiva e 25% apelo comercial. Existe também uma regra em que em nenhum cenário a diferença entre o primeiro e último time seja superior a 3,5 vezes o valor. Os futuros investidores já estão cientes e aprovaram formalmente este modelo.
Comments