top of page
Buscar
Foto do escritorRodrigo Costa

O futebol está crescendo nos EUA entre a Geração Z.

A popularidade do futebol na terra do Tio Sam está ganhando cada vez mais adeptos a cada ano ou a cada grande craque mundial que desembarca em terras norte americanas. Esta crescente paixão dos americanos pelo esporte mais popular do mundo, vem sendo puxada principalmente pela liga nacional, a MLS (Major League Soccer) e pela Copa do Mundo feminino, recém encerrada com título da seleção espanhola.


Segundo um estudo feito pela For Soccer, empresa especializada em experiências no futebol, marketing e mídia para a América do Norte, a Geração Z (nascidos entre 1996 e 2010) está mais interessada no futebol. O mais curioso é que esta geração norte-americana prefere a sua liga nacional, a MLS, em detrimento de grandes ligas europeias, como a Premier League por exemplo, que hoje é a liga mais forte do mundo.

Imagem: Pinterest

A pesquisa mostrou que a Geração Z americana determina o clube para qual vai torcer pelo interesse nos jogadores que atuam na equipe. Ou seja, a importância de ter um grande nome no time já é meio caminho andado para que as franquias americanas ganhem mais popularidade. Dito isto a importância de ter um jogador da popularidade de Lionel Messi em seu clube, e até mesmo na liga, é um fator importantíssimo para o crescimento de ambos. Quando perguntados sobre seus jogadores favoritos, o gênio argentino aparece em primeiro com 26% dos entrevistados o escolhendo. Logo atrás vem o astro português Cristiano Ronaldo com 21%. O melhor americano citado foi o atacante Christian Pulisic, principal nome da seleção e que hoje atua pelo Milan-Ita.

Imagem: Pinterest

Entre torneios e competições, a Geração Z americana prefere a Copa do Mundo masculina como sua favorita, e o mais curioso deste tópico é a escolha da Copa do Mundo feminina ao invés das ligas europeias de clubes, Uefa Champions League e Europa League. Este é um indício da força que tem o futebol feminino nos EUA e o quanto eles apoiam o esporte por lá.



A pesquisa ainda aponta que este crescente interesse pelo futebol tende a atingir novos patamares em 2026, quando os EUA sediarão a Copa do Mundo masculina junto com Canadá e México. A pesquisa foi feita por 2.020 pessoas, entre homens e mulheres que se identificam como torcedores de futebol casual ou hardcore.



Por outro lado, o consumo de futebol pelos mais jovens está mudando


Segundo levantamento feito pela agência YouGov Sports, 30% dos torcedores entre 18 e 24 anos, prefere assistir à highlights ou melhores momentos dos jogos em detrimento de ver a partida completa ao vivo. É um dado preocupante e que já está fazendo grandes clubes europeus se mexeram para que este público mesmo que não acompanhe as partidas 100% do tempo determinado, estejam ao menos conectadas ou fazendo uso de algum conteúdo do clube.


Ainda segundo o levantamento feito pela agência britânica, 25% dos entrevistados não tem uma preferência entre highlights ou jogo ao vivo e esta faixa entre 18 e 24 anos, é a única que prefere melhores momentos à assistir a partida inteira. Na Inglaterra a TV ainda é o veículo de mídia mais popular para o consumo de esportes, 38% da preferência. Veículos impressos, online ou redes sociais aparecem logo atrás empatados com 14%. Ainda em território britânico, 22% consomem conteúdos esportivos não ao vivo. Destes 11% optam por replays na TV e 11% consomem pelo Youtube.

Imagem: Galeria

O estudo embasou estes dados de preferência por conteúdos gravados, graças ao destaque de números obtidos por séries documentais de esporte como "Drive to Survive" que mostra os bastidores da Fórmula 1, produzida pela Netflix. Segundo a YouGov, ela foi assistida por 6.8 milhões de espectadores. A pesquisa da YouGov Sports entrevistou 19.568 pessoas, sendo 2.082 no Reino Unido.




Fontes: For Soccer/ YouGov Sports

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page