O skate teve um aumento de 33% na quantidade de marcas associadas à modalidade entre 2021 e 2022, segundo a consultoria da agência Sport Track.
Este levantamento feito pela Sport Track mostra o quanto a popularidade do skate cresceu nos últimos anos, sobretudo alavancado pelos resultados em competições como a SLS e principalmente as Olimpíadas de Tóquio que apresentou Rayssa Leal a um público maior, que habitualmente não tinha o skate como uma modalidade que se acompanhasse tanto ou que praticasse.
E este crescimento de popularidade consequentemente atraiu mais patrocinadores aos atletas da modalidade. Só em 2022 foram 351 marcas diferentes patrocinando competições ou atletas. Isso é importantíssimo para disseminar o esporte Brasil a fora. Óbvio que o skate já tinha patrocinadores fortes, como por exemplo a Red Bull nas competições e Vans e a Nike no vestuário dos atletas. Mas estas marcas possuem um número limitado de patrocinados, o desafio agora é levar mais marcas ao esporte e abranger mais atletas e competições.
É um desafio e tanto, em vista que o esporte no Brasil não é tão levado a sério. Mas vendo por uma ótica positiva, a força cultural e de comunidade do skate existe, as tribos que o cercam são fiéis aos princípios que o skate prega, é como se fossem torcedores apaixonados de um clube de futebol. E estas características fazem da modalidade, no meu ver, um terreno fértil para grandes marcas investirem e ajudarem a popularizar ainda mais o skate no Brasil, criando novas oportunidades em competições, investindo em novos talentos, disseminando a entrada do esporte no meio escolar e promovendo uma transformação popular da modalidade no Brasil.
Fonte: Sport Track Global
Comments