top of page
Buscar
Foto do escritorEduardo Fonseca

Prévia das Finais da NBA : O embate das duplas

O momento da temporada mais aguardado pelos fãs de basquete ao redor do mundo chegou: As finais da NBA, que terá o embate entre Boston Celtics e Dallas Mavericks


Pode até ser uma fala meio banal, mas sabemos que em decisões não há favoritos. Sim, nós sabemos que o elenco de Boston, no papel, é mais forte e teve a melhor campanha da temporada regular.


Mas do outro lado, temos um Dallas que cresceu no momento certo dessa atual temporada, e vem se mostrando uma força muito maior do que alguns pensaram inicialmente. Hoje, o time não se trata apenas de Kyrie Irving e Luka Doncic. Vários outros atletas do elenco de apoio estão cumprindo seu papel da melhor forma possível.


Sem dúvidas será uma série equilibrada, ainda mais se levarmos em consideração o confronto entre os principais astros de cada time.



Tatum e Brown x Doncic e Irving: O duelo que todos esperam



Em busca de gravar o nome na história mais uma vez

Como já mencionado antes, os dois elencos vem fazendo um papel fundamental na melhora de ambos os times. É só pegar o exemplo de Derrick White, armador dos Celtics, que até há um tempo atrás era apenas mais um reserva da equipe, e hoje, é um dos principais pontuadores do time, sendo importantíssimo em muitos jogos, tanto na temporada regular quanto nos playoffs.


Mas é claro que no fim das contas, todos nós iremos ficar de olho no grande duelo entre as duplas estrelas de cada time: Jayson Tatum e Jaylen Brown pelo lado dos Celtics e Luka Doncic e Kyrie Irving pelo lado dos Mavs.


Em um texto publicado aqui há pouco tempo, exaltamos a magia de Luka, e o seu impacto imediato na liga. Hoje, Luka já pode ser considerado como um veterano, pois ele não só pensa como um, mas joga como um também. Nos momentos mais decisivos de Dallas nesses playoffs ele estava lá, sendo aquilo que sempre foi desde seu primeiro jogo como profissional na NBA: O jogador que veio para mudar a história de uma franquia.



Irving e Doncic são sem dúvidas, duas das principais estrelas do basquete atualmente.


Desde sua estreia na liga, Luka já acumula muitas conquistas individuais e momentos inesquecíveis, e agora, tem a grande chance da sua carreira de trazer um título de volta para a torcida de Dallas, que lá em 2011 viu Dirk Nowitzki carregar a franquia a um título, e agora, vê Luka Doncic querendo repetir o mesmo feito do maior jogador da história dos Mavs.


Agora, um veterano que também está fazendo uma temporada excelente é Kyrie Irving, que agora, chega com o status de veterano, e com muita gasolina no tanque para tentar parar a dupla jovem dos Celtics.


Kyrie é sem dúvidas um dos jogadores mais habilidosos da história desse esporte, e não só isso, sabemos que ele tem uma capacidade irreparável de decidir jogos, principalmente falando de finais, não é mesmo? Quem não se lembra do jogo 7 das finais de 2016, onde um dos últimos arremessos convertidos daquele jogo foi uma bola de três do próprio Kyrie, faltando poucos segundos para acabar o jogo. E foi essa cesta que praticamente selou o título de Cleveland na época.


Desde então, Kyrie teve altos e baixos, teve temporadas muito conturbadas em Boston e depois em Brooklyn, e agora, se encontrou de vez em um time muito bem arrumado e bem treinado, tendo a chance de conquistar um segundo e merecidíssimo anel de campeão.



A dupla que não aguenta mais esperar

Agora, falando dos dois principais jogadores de Boston não só nessa temporada, mas nos últimos anos também, a dupla Tatum e Brown, apesarem de ser jogadores ainda jovens sob alguns olhares, tem muita experiência em playoffs, e já sabem o que é disputar uma final de NBA.


Logo em sua primeira temporada, Tatum já fez muito barulho na liga como um todo, e ajudou os Celtics a chegarem muito perto das finais de 2018, mas foram eliminados para um imparável e incomparável LeBron James.


Desde então, Boston viveu muitos momentos de ascensão com Tatum sendo a principal estrela do time, e claro, com a ajuda de Jaylen Brown. Os dois se firmaram como uma das melhores duplas da NBA há um bom tempo, sempre estando no topo das listas em estatísticas.



Sean Gardner/Getty Images
Brown e Tatum já sabem o que é jogar uma final de NBA, e não querer perder mais uma oportunidade.


Mas sabemos que não só de números vive um jogador, ou pelo menos não deveria. Tatum e Brown, assim como toda a torcida Celta, que não vê seu time ser campeão há 16 anos, não aguentam mais esperar para soltar o grito que está engasgado na garganta há tanto tempo.


Tatum vem fazendo uma pós-temporada surreal, disparada a melhor de sua carreira, e chega no seu auge para essas finais, e agora, com uma casca já criada por causa das derrotas nas finais de 2022 contra os Warriors, Tatum não quer desperdiçar de jeito nenhum essa oportunidade que veio no momento certo.


E o que nos resta é apenas assistir e apreciar


Estaremos diante da consagração de Jayson Tatum e Jaylen Brown ou da revanche de Kyrie Irving contra seu ex-time e glorificação de vez de Luka Doncic como uma das maiores lendas da história de Dallas?


As finais da NBA tem um resplendor muito maior do que os outros esportes, na minha opinião. Os ginásios lotados, as narrativas que cada jogador carrega consigo, tudo isso acontece de uma forma incrível, mas infelizmente muito rápida.


Então para nós, meros espectadores que amam esse esporte, nos resta é acompanhar, torcer, e presenciar a história sendo escrita mais uma vez diante de nossos olhos.




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page