top of page
  • Instagram
Buscar

Prévia do Super Bowl: A redenção de San Francisco e a dinastia de Kansas City

  • Foto do escritor: Eduardo Fonseca
    Eduardo Fonseca
  • 9 de fev. de 2024
  • 3 min de leitura

2 de fevereiro de 2020. A data que representa o início de várias narrativas na NFL. Foi nesse dia, que os Chiefs venceram o Super Bowl em cima dos 49ers, e começou uma dinastia imparável na Conferência Americana, liderada por seu quarterback Patrick Mahomes. Do outro lado, a equipe de San Francisco, mesmo com a derrota, elevou ainda mais o seu nível, e se tornou uma das grandes forças da Conferência Nacional.



Getty Images
Patrick Mahomes celebrando seu primeiro título da carreira, contra os 49ers.


Aquele Super Bowl foi uma virada de chave para ambas as equipes, e hoje, esses mesmos times irão duelar mais uma vez pelo título. Mahomes vai em busca de sua 3ª conquista, e San Francisco, com um elenco muito mais completo que o daquele ano, tenta o triunfo em Super Bowl pela primeira vez desde 1995. A derrota em 2020 ainda está presa na garganta de seus torcedores, e agora, 4 anos depois, vai em busca da revanche e da chance de iniciar uma nova dinastia na NFL.



O que esperar das duas equipes no domingo?


Não é surpresa pra ninguém dizer que disputar um jogo desse calibre é muito difícil, ainda mais quando o assunto é o Super Bowl, onde estratégias são meticulosamente planejadas, e os erros, implacavelmente punidos.


É claro que os Chiefs são conhecidos por seu poderio ofensivo, que vem dominando a NFL nos últimos anos, mas nessa pós-temporada especificamente, quem vem comandando as partidas e sendo a grande responsável pelas vitórias, é sua defesa.


Como já dito em textos anteriores, essa defesa tinha a árdua missão de parar três dos melhores ataques da NFL nessa temporada (Dolphins, Bills e Ravens), e conseguiu, dominando as três equipes do começo ao fim. E agora, no palco mais importante dos esportes americanos, e valendo o título, essa defesa terá uma última missão, que é parar outro ataque dinâmico e muito explosivo.



Photo by David Eulitt/Getty Images
Na temporada atual, a defesa dos Chiefs foi responsável por parar os três melhores ataques de toda a NFL, e levar o time a mais uma disputa de Super Bowl.


E quando se tem uma defesa de elite, quase tudo fica mais fácil, e se Kansas conseguir parar a mente ofensiva de Kyle Shanahan, técnico de San Francisco, fazendo com suas jogadas não se desenvolvam, basta Mahomes fazer aquilo que sempre fez: ser decisivo, que os Chiefs terão uma chance enorme de sair de Las Vegas com o troféu na mão.


Do lado dos 49ers, temos uma história que se sobressai acima de qualquer outra: Brock Purdy, quarterback da equipe, que foi o último jogador a ser selecionado no Draft de 2022. Por causa disso, Purdy foi desmoralizado e ridicularizado pela imprensa, mas em 2023 se tornou titular da equipe, e contrariando a todos, o quarterback foi um dos responsáveis por levar esse time de San Francisco a disputa do Super Bowl nesse domingo.


E agora, seu teste final, será justamente contra a melhor defesa dessa pós-temporada de 2024, e com o peso de conquistar um título para uma torcida que não aguenta mais esperar, e que quer voltar a trilhar os caminhos da vitória de novo.


Sem dúvidas, San Francisco tem um dos, se não o elenco mais completo da liga, e como o futebol americano é um esporte coletivo, é preciso ressaltar que sua defesa também precisa fazer seu papel, que é a difícil missão de parar Mahomes.


Sabemos que, como qualquer outro Super Bowl, será um jogo muito tenso e com os dois times correndo poucos riscos, principalmente nos minutos iniciais. Pra não ficar em cima do muro, eu coloco os Chiefs como favoritos, "apenas" pela experiência de Mahomes em playoffs sob a de Brock Purdy. De resto, é muito difícil cravar o que pode acontecer durante o jogo.



Kelley L Cox/USA TODAY Sports
Brock Purdy, QB de San Francisco contrariou a todos e se tornou uma história de superação a NFL.


Caso o triunfo fique com os Chiefs, será a consagração definitiva de uma dinastia que começou a ser construída lá em 2018, e Mahomes, já terá em seu currículo, três títulos em quatro aparições de Super Bowl, algo surreal pra quem tem apenas 28 anos de idade. Será impossível negar que o quarterback é um dos maiores atletas da história do futebol americano, e que caminha a passos largos para se tornar o número 1 de todos os tempos.


Já San Francisco, caso venha a conquistar seu sexto título da franquia, será uma das histórias de superação mais excepcionais de todos os tempos, com um quarteback sendo literalmente a última opção em 2022, e que agora, é o líder de uma das franquias mais vitoriosas de todos os tempos, sendo um dos principais jogadores que levaram o time a conquista do título.


É impossível prever o que vai acontecer no domingo, mas a única certeza que temos é que estaremos presenciando mais uma página da história sendo escrita, no maior palco dos esportes americanos, onde veremos dois times duelando mais uma vez pelo título, cercados de narrativas históricas e que com certeza, nunca serão esquecidas.


Para mais textos e crônicas sobre NFL e NBA, acesse: https://www.instagram.com/ultimoquartobr/

Comments


© 2022 by Athletic 94. Proudly created with Wix.com

bottom of page